sábado, 28 de fevereiro de 2009

A terra do Lowlands

Dessa vez deu tudo certo para viajarmos para Edimburgo (Escócia) que fica à 5 hs de Londres, se for de trem. Peguei férias da faculdade, dois dias (nossa que férias!) e peguei folga do café que trabalho pela manhã, fomos numa sexta e retornamos na segunda. Eu, meu bem, Maura e Renato.
Sempre nas nossas viagens eu e Igor chegávamos na hora certa, mas desta vez, por causa do trânsito chegamos atrasados na estação de King's Cross, Maura e Renato já estavam esperando, o trem saía às 9:00, nós chegamos às 9:03 e o trem não estava mais lá. Pontualidade incrível, chega a ser chata! Pegamos então o trem das 10:00.
Cheguei em Edimburgo estava uma chuva fina, o hostel que fiquei era bem perto da estação, no centro. A entrada era muito feia, eles pintaram vários bonequinhos na parede pra disfarçar, mas não ajudou muito não. A escada era terrível, mas o hostel em si, era bacaninha, uma cozinha grande, o banheiro era compartilhado, achei q isso seria um problema, mas até que foi tranquilo, tirando que alguem cagou na porta das duchas e deixou lá sua obra pra todos verem, e um bando de rapazes conseguiu abrir a porta do nosso quarto com outra chave enquanto Maura e eu estávamos lá, não teve mais problemas. Coisas de hostel!


Nos próximos dias ficou meio nublado, às vezes fazia sol, mas não choveu mais, isso foi ótimo e tb não fez tanto frio. Os lugares turísticos se concentram no centro da cidade e tudo é muito legal, adorei a cidade. Andei muito a pé, fiz o free tour e soube de muitas histórias interessantes da cidade. Uma delas é sobre uma mulher que era casada e teve um caso, ela ficou grávida do amante, mas o bebê nasceu prematuro e morreu, então ela o enterrou próximo a um rio, mas depois de alguns dias encontraram o corpo do bebê e descobriram que era o filho dela, então ela foi condenada a morte, não por ter tido um caso extra conjugal, nem por ter enterrado o filho, mas sim por ter escondido a gravidez, que naquela época era crime. Ela foi enforcada, mas não morreu e como não podiam julgá-la pelo mesmo crime, tiveram que libertá-la. Até hoje tem o pub com o nome dela.


Outra história é desse cachorrinho, chamado Bobby, ele ficou por 14 anos ao lado do túmulo do seu dono, tentaram tirar o cachorro de lá, mas ele sempre acabava voltando até sua própria morte em 1872. O cão está enterrado a quase 70 metros de seu dono, num pequeno pedaço de solo não consagrado (já que sendo um animal, não poderia ficar exatamente no cemitério), mas dentro dos portões da Igreja.
Fui no castelo de Edimburgo que é muito legal, em três horas dá pra ver tudo, tem umas salas onde ficavam os prisioneiros, tudo copiando como era antigamente.
Fui em um morro chamado Calton Hill, de onde se vê toda a cidade, tem uma vista linda e umas colunas bacanas tb. Venta muito e lá encontramos vários brazucas turistas.
Na rua sempre passava um homem de kilt, a saia xadrez, mas essa roupa é mais usada em ocasiões especiais, tipo um casamento, festas...


Fui no museu do Whisky com vários tipos, preços, tamanhos, mas fui provar do legítimo num pub ao lado do hostel. Não entendo muito não, mas é gostoso!
No último dia fomos atrás do tal do boi que a Maura tanto quis ver. Fomos encontrá-lo num hotel, mais afastado do centro, parecia uma fazenda antiga, com um casarão no fim da estrada, um pasto grande, lá encontramos três bois escoceses, eles tem o pelo grande, chega a fazer franja. São grandes e muito pesados, mas parecia ser bem mansinho.
Voltamos pro hostel, pegamos nossa malinha e o trem para voltar pra Londres.
Em relação ao título do blog, quer dizer a região plana da Escócia, onde está Glasgow e Edimburgo. Na região montanhosa do país é chamada Highlands.



3 comentários:

Anônimo disse...

Edimburgo foi show!!
Muito legal.. e super recomendado! hehehehheeheh

Anônimo disse...

Nossa, Érica. Que legal a viagem de vocês á Edimburgo! Não esticaram para outra cidade não?

Se bem que o tempo foi curto né?

Gostei de tudo. Da história, das fotos. Tem mais fotos no orkut?

Um abração!!!!!!!!!!

Érica disse...

Eu tb adorei Chuuu, recomendo pra todos irem lá!
Fabinho, não deu pra ir em outra cidade, foi apenas um final de semana, né! Tem mais fotos sim, no orkut meu e no do Igor.. muitas fotos legais!
Bjos